Relacionamento

Relacionamento Abusivo: Os Principais Sinais Para Identificar

Muitas mulheres ficam anos e anos em um relacionamento abusivo sem ao menos perceberem que estão sendo prejudicadas emocionalmente. Você está em um relacionamento que considera estranho? Os seus amigos estão se afastando de você dando a desculpa de que você já não é mais a mesma pessoa? Para saber se o seu relacionamento está sendo um peso na sua vida e não está mais trazendo a mesma felicidade de antes se questiona se o seu relacionamento está tirando algo de você. Se a resposta for positiva, chegou o momento de dar um fim nesse ciclo de destruição.

Se você ainda ficou com dúvidas se realmente está em um relacionamento abusivo separamos alguns sinais para você conseguir identificar se está passando por essa situação.

O Seu Parceiro Quer Mandar no Seu Corpo

Muitos homens não gostam de ver as mulheres muito maquiadas e por isso se acham no direito de pedir para que a sua parceira pare de usar maquiagem. Em alguns casos, ele até impede ela de utilizar determinadas roupas, pois acreditam que ela está mostrando demais. Nos relacionamentos abusivos também tem casos de pessoas que exigem que a sua parceira pare de usar até sapatos, não passe uma determinada cor de esmalte, que não beba ou não corte o cabelo de uma determinada forma.

Essas pessoas podem ser caracterizadas como manipuladoras, ou seja, não é sempre que elas vão exigir algo em um tom de ordem. Como por exemplo “amor, não gosto que você use essa blusa, as pessoas vão ficar te olhando”. Esse é um dos piores caminhos, porque com o tempo, você passa esquecer os seus gostos e começa a fazer só as vontades do seu parceiro.

Passa a Controlar Onde Você Deve Ir ou Não

Essa é uma das partes mais notáveis e piores em um relacionamento abusivo. Isso porque, você deixa de sair com os seus amigos, porque a pessoa quer, ou seja, se ela não gosta de fulano, você também tem que parar de gostar e cortar todo tipo de contato com essa pessoa. A partir disso, você é privada de frequentar os lugares que mais gostava de ir, sejam eles quais forem, pode ser a casa de um amigo, baladas e bares. Nesse caso, é muito comum que você leve broncas ou crie discussões simplesmente por ter saído de casa. Como consequência, você deixa de fazer tudo para que não gere nenhuma briga com o seu parceiro e passa a ficar só em casa.

O Seu Parceiro Te Menospreza e Te Diminui

É como se você tivesse um inimigo ao seu lado. O seu parceiro vai acabando com a sua confiança. Ele passa a fazer questão de ressaltar os seus defeitos, dando risadas e mostrando que ele é a única pessoa do mundo que seria capaz de amar você. Essas mentiras podem estar relacionadas ao seu corpo, intelecto, seu jeito ou qualquer outro aspecto seu. Com o passar do tempo, começa a se sentir inferior para baixo, se acha feia, gorda, desmerecedora de qualquer amor.

Ainda tem dúvidas se você está em um relacionamento abusivo? Então, responda essas perguntas com sim ou não:

  • O seu relacionamento te afastou dos seus familiares e amigos?
  • Seu parceiro tem características de controlador ou ciumento?
  • Você não pode mais fazer as coisas que gostava de fazer antes?
  • Você parou de acreditar nos seus os seus sonhos por causa do seu parceiro?
  • Tudo que você vai fazer precisa de autorização do outro?
  • Você não pode mais fazer algo novo porque o seu parceiro vai sentir ciúmes?
  • Não pode sair sem ser acompanhado dessa pessoa se não dá briga?
  • Vocês costumam brigar muito?
  • Quando a discussão termina, você sempre fica se culpando achando que a errada é você?
  • A relação é cheia de ciúmes e insegurança?
  • A pessoa te faz sentir mal consigo mesmo?
  • Você se sente inferior ao outro?
  • Você acha que jamais poderia ser feliz sem essa pessoa do seu lado?
  • O sexo tornou-se algo obrigatório?
  • Você já pensou em se matar por causa da relação?
Como Sair de Uma Relação Assim?

A primeira coisa que você deve fazer é se colocar em primeiro lugar. Será que você merece passar por toda essa situação mesmo? Faça o exercício de se amar. Quando você se ama, não permite que ninguém te trate mal e não aceita receber menos do que merece. Você não é um objeto que alguém chega e diz onde você deve ir, o que deve vestir e com que deve sair.

Outro passo que pode te ajudar nesse momento, é a terapia. Ter alguém que não esteja tão presente no seu dia-a-dia e que você não tenha laços afetivos poderá te ajudar de muitas formas. Com o passar do tempo, você vai se sentindo mais fortalecida e começa a perceber o seu valor.

Conseguiu identificar se você está em um relacionamento abusivo? Deixe o seu comentário aqui embaixo sobre o assunto.

Um beijo da Rebeca.

Relacionamento Abusivo: Os Principais Sinais Para Identificar
Avalie este Artigo
bannerblog-correto

Deixe um Comentário

Pin It on Pinterest

Share This